quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Pão de Jesus


HUMMM!!!!!!!!!! este é o resultado do crescimento, sem fer-
mento

fermento natural:(caso você tenha que fazer o fermento)
Misture 1/2 litro de água
2 colheres (sopa) de farinha de trigo sem fermento
2 colheres (sopa) de açúcar
1 pitada de sal.
Cubra com pano branco e deixe fermentar por dois ou três dias.

Ritual:
Caso você ganhe o fermento, logo ao receber acrescentar 1 litro de água e cubra com um pano branco, deixando em lugar fresco.
No dia seguinte, acrescente:
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
5 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sobremesa) de sal.
No terceiro dia, mexa bem o fermento e divida em três partes iguais:
uma será dada a alguém.
a outra mantida em casa para continuar o fermento
a terceira será usada na receita.

Pão:
Ingredientes:
18 colheres (sopa) de açúcar cristal
4 ovos
1 copo de óleo (200 ml)
1 kg e 100 g de farinha de trigo
1/2 litro de fermento natural( aquele que vc dividiu)
100 g de passas (opcional)e/ou frutas cristalizadas ou gotas de chocolate



Preparo:


Misture ovos, açúcar, óleo e o fermento.
Junte a farinha de trigo.
A massa não pode ficar nem muito mole nem muito dura.
Cubra a massa com um pano e deixar crescer de um dia para outro.
No dia seguinte, acrescente os ingredientes opcionais e misture bem.
Enrole o pãozinho em uma superfície polvilhada o tempo todo com farinha de trigo.
Pode-se fazer uma trança, fica mais macio
Deixe crescer por um mínimo 30 minutos, colocar uma bolinha de massa num copo com água quando subir é só colocar no forno se preferir, pincelar com gema de ovos e polvilhar açúcar Leve ao forno, em temperatura moderada, durante meia hora.
Rende 5 pães médios .

9 comentários:

michelly disse...

fiz o fermento, eu tenho que fazer o ritual de acrescentar 1 litro de agua?

michelly disse...

Fiz o fermento, eu tenho que acrescentar 1 litro de agua no ritual.

michelly disse...

Se eu fizer o fermento, nao preciso fazer o ritual que é acrescentar 1 litro de agua, é isso?Tem alguma forma de alimentar esse fermento?

michelly disse...

rosinha meu e-mail:
michellysilva1982@bol.com.br

michelly disse...

hoje completa os 3 dias que esta fermentando, coloco 1 litro de agua(morna ou natural) agora e só amanha acrescento a farinha,acucar e o sal e divido em tres?E depoois faço o pao.

michelly disse...

Posso fazer meia receita?
Altera na quantia do fermento?

michelly disse...

Essa massa pode ser cilindrada?

Rosana disse...

Por favor eu fiz o fermento, eu tenho q acrescentar um litro de água? Como eu sei se o fermento já está pronto??? Me ajudem, por favor!!!

blog da sonha gleide disse...

Amiga blogueira,adorei essa receita de pão de jesus estava atras da receita há tempo,estou te seguindo,
te convido a conhecer meu blog,será um prazer ter vc como amiga,bjus
http://blogdasonhagleide.blogspot.com
e tem outro blog recheado de sorteios
passa lá tbm e participe dos sorteios,bjus
http://sonhagleidesorteioeselinhos.blogspot.com